5 atividades para fazer no Porto

5 atividades para fazer no Porto

Do mais tradicional, como a visita às caves do Vinho do Porto, às mais alternativas, subir o arco da Ponte da Arrábida… Descubra 5 atividades para fazer no Porto, que tem de experimentar pelo menos uma vez na vida!

A arquitetura típica, de ruas estreitas e casas coloridas, fantásticos miradouros para apreciar as vistas da cidade e do rio, belíssimos jardins para relaxar, museus e galerias de arte antiga e contemporânea, restaurantes e bares para todos os gostos. O Porto é uma cidade rica em património e cultura, com inúmeras atividades à escolha. Mas, quando a oferta é vasta, e com novas experiências sempre a surgir, há certas atividades que nos escapam ou que adiamos mas nunca chegamos a fazer.

Descubra 5 atividades para fazer no Porto, que tem de experimentar pelo menos uma vez na vida!

1. Andar de elétrico

atividades para fazer no Porto: andar de elétrico - Rota do Douro
https://www.flickr.com/photos/cecferro/7196018488

Inaugurada em 1872, a rede de carros elétricos do Porto é um dos sistemas mais antigos de transporte eletrificado da Europa. Outrora um dos principais meios de transporte da cidade, hoje em dia a rede de elétricos do Porto está reduzida a 3 linhas. São elas:

  • Linha 1, Ribeira – Foz do Douro: a linha de elétrico mais conhecida e mais procurada pelos turistas, por fazer a viagem entre a Ribeira (classificada como património mundial pela Unesco) e a Foz do rio Douro. 
  • Linha 18, Circular Massarelos – Carmo: circula na zona dos Clérigos e desce em direção ao rio Douro, parando em frente ao Museu do Carro Elétrico.
  • Linha 22, Circular Carmo – Batalha: circula na zona dos Clérigos, na Avenida dos Aliados e em frente à lindíssima estação de comboios de São Bento, terminando na praça da Batalha.

Seja qual for a linha escolhida, andar de elétrico no Porto é garantidamente uma atividade incrível e bem pitoresca!

2. Subir a Ponte da Arrábida

atividades para fazer no Porto: subir a ponte da Arrábida - Rota do Douro
Porto Bridge Climb

Desde 2016, é possível subir o arco da Ponte da Arrábida – uma oportunidade única para ter acesso a um local que esteve fechado ao público durante 53 anos.​

A subida conta com 262 degraus e é feita na companhia de um guia, com todos os equipamentos de segurança, durando cerca de 40 minutos (regresso incluído). 

No ponto mais alto do arco, a 65 m acima do rio, os visitantes desfrutam de uma paisagem incrível e exclusiva. Cada altura do ano oferece uma experiência memorável mas, em dias de céu limpo, é possível ver-se parte do tabuleiro da Ponte D. Luís, as torres da Igreja do Marquês, dos Clérigos e da Sé, e até a serra de Valongo! 

Se gosta de experiências alternativas tem que experimentar esta atividade que é única na Europa!

3. Embarcar num Cruzeiro das Pontes

Atividades para fazer no Porto: cruzeiro das pontes - Rota do Douro

Uma das atividades mais populares da cidade do Porto, muito procurada pelos turistas e não só, é o Cruzeiro das Pontes.

Deslizando suavemente nas águas do Douro, durante a viagem de 50 minutos, poderá observar de uma nova perspetiva as 6 pontes que cruzam o rio Douro, mas também monumentos como o Mosteiro da Serra do Pilar e a Sé do Porto, ou o buliço da Ribeira e da Afurada. 

Uma atividade relaxante, com um panorama arrebatador que valeu ao Porto o título de Património Mundial. Reserve já o Cruzeiro das Pontes, com a Rota do Douro!

4. Visitar as Caves do Vinho do Porto (e fazer uma prova!)

Atividades para fazer no porto - visitar as caves do vinho do Porto - Rota do Douro

Depois (ou antes) de um Cruzeiro das Pontes, é de aproveitar que está no cais de Gaia e visitar uma das cerca de 20 caves do Vinho do Porto abertas ao público.

Em qualquer das caves, as visitas são acompanhadas por um guia que lhe irá mostrar as instalações, enquanto explica todo o processo de produção do Vinho do Porto – desde as vindimas até estar pronto para consumo. Para terminar em grande, uma prova de vinhos do Porto que terá um gosto diferente depois de conhecer toda a sua história. 

Mesmo para quem não aprecia o vinho, esta é uma atividade enriquecedora e muito interessante, que lhe dará a conhecer a história do Vinho, do Douro e da cidade do Porto.

5. Ver o pôr do sol no Jardim das Virtudes

Atividades para fazer no Porto: Pôr-do-sol nas Virtudes - Rota do Douro
https://www.flickr.com/photos/157337323@N07/32644193897/

O pôr-do-sol é um espetáculo da natureza esteja onde estiver, mas na cidade do Porto tem outro encanto. Quando chega o final do dia, a beleza da cidade intensifica-se, especialmente em dias solarengos, que prometem pores-do-sol espetaculares. 

Existem vários sítios para contemplar o pôr-do-sol na cidade, mas um dos melhores é, definitivamente, o Jardim das Virtudes. Situado nas traseiras do Palácio da Justiça, em pleno centro histórico do Porto, este jardim em socalcos é um dos mais belos da cidade. Aqui terá uma vista panorâmica para o rio Douro, Vila Nova de Gaia e o edifício da Alfândega.

Ao final do dia, com o sol a desaparecer no horizonte, uma tonalidade laranja cobre a cidade e o rio, tornando a paisagem de cortar a respiração. Um momento a não perder!