5 parques e jardins no Porto para desfrutar do Outono

5 parques e jardins no Porto para desfrutar do Outono

O Outono chegou e nada melhor do que apreciar as suas belíssimas cores nos parques e jardins do Porto.

Seja para passear com a família ao fim-de-semana, praticar exercício físico ou até para passear com o seu amigo de quatro patas, no Porto encontra vários espaços verdes, de entrada gratuita, onde poderá apreciar a natureza e desfrutar do Outono. 

Descubra 5 dos mais belos parques e jardins no Porto que selecionamos para si!

1. Parque da Cidade

Parques e jardins no Porto: Parque da Cidade - Rota do Douro

O Parque da Cidade, no Porto, é o maior parque urbano do país, com uma superfície de 83 hectares que se estende até ao mar. Projetado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal, o Parque foi inaugurado em 1993, mas a sua construção só foi concluída em 2002.

Existem cerca de 10 km de percursos para se percorrer no Parque da Cidade, e ainda podemos encontrar locais de passeio, espaços destinados à prática desportiva, lagos, fontes e relvados. Aqui poderá também observar a diversidade da fauna existente, como os patos bravos, cisnes, gansos, galinhas de água, peixes, sapos, rãs, etc…

Outro dos pontos de interesse deste espaço é o Pavilhão da Água, que esteve em exposição na Expo`98, e que apresenta uma exposição sobre a importância da água, as suas propriedades e características, recorrendo à forte ligação dos portugueses aos rios e ao mar.

2. Jardins do Palácio de Cristal

Parques e jardins no Porto: Jardins do Palácio de Cristal - Rota do Douro

Projetados na década de 1860 pelo paisagista alemão Emílio David, para envolver o então Palácio de Cristal, este jardins românticos, ricos em botânica, oferecem muitos recantos para se estar, com miradouros e vistas para o rio Douro.

É composto por vários jardins temáticos, nomeadamente o Jardim das Plantas Aromáticas, Jardim das Medicinais, Jardim do Roseiral e ainda o Jardim dos Sentimentos, onde se encontra uma estátua de António Teixeira Lopes. Japoneiras centenárias, miradouros e um lago recôndito com muitos cisnes e patos são algumas das atrações destes jardins. E claro, os famosos pavões, que andam à solta sempre prontos para se exibir para as fotos dos visitantes.

Os jardins do Palácio de Cristal situam-se numa parte alta da cidade, o que proporciona uma vista belíssima para a ribeira e para a margem de Gaia, para o rio Douro e para o mar. Paisagem esta que fica ainda mais mágica à hora do pôr-do-sol…

3. Parque de S. Roque

Parques e jardins no Porto: Parque de São Roque - Rota do Douro

Este parque desconhecido por muitos por se situar na zona oriental da cidade, é um dos mais belos do Porto e que vale a pena conhecer.

Com cerca de quatro hectares e de características românticas, o Parque de S. Roque oferece uma vasta área verde para praticar exercício físico ou relaxar.

Esculturas e bancos em granito, uma capela, um lago com patos, japoneiras e uma casa apalaçada, com belíssimos detalhes arquitetónicos, são algumas das atrações do parque. Há ainda um parque infantil para os mais pequenos e ainda, no centro da propriedade, o labirinto de arbustos Buxus sempervirens, onde ninguém resiste a deixar-se ‘perder’.

4. Parque de Nova Sintra

Parques e jardins no Porto: Parque de Nova Sintra - Rota do Douro

Antiga propriedade do Barão de Nova Sintra, a quem lhe deve o nome, o Parque de Nova Sintra foi adquirido pela Câmara Municipal do Porto em 1932, para aqui instalar a sede das Águas do Porto.

Nos 7 hectares do Parque, poderá visitar o jardim de canteiros formais ou o bosque romântico e observar espécies como magnólias e camélias, espalhadas por toda a propriedade. Existem também fontes e chafarizes dos séc. XVII, XVIII e XIX, que foram trazidos de toda a cidade do Porto e contribuem para o ambiente romântico deste Parque.

Para além da beleza da vegetação, o Parque de Nova Sintra proporciona uma vista fantástica para o rio Douro. No Outono, com o chão coberto pelas folhas caídas, o ambiente torna-se ainda mais especial…

5. Jardim (ou Horto) das Virtudes

Jardim das Virtudes, Porto - Rota do Douro

Situado nas traseiras do Palácio da Justiça, em pleno centro histórico do Porto, surge um dos mais belos jardins da cidade que, no entanto passa despercebido a muitos – o Jardim das Virtudes.

Com uma vista panorâmica para o rio Douro, Vila Nova de Gaia e o edifício da Alfândega, este espaço verde tem uma particularidade que o distingue dos demais – é um jardim vertical, ou seja, desenvolve-se em socalcos ao longo da rua, lembrando as vinhas do Alto Douro.

Neste jardim poderá apreciar algumas peças escultóricas de vários autores contemporâneos mas, o seu maior tesouro é uma árvore – a maior Ginkgo Biloba do país, com cerca de 35 metros de altura. Considerada uma das maiores árvores da Europa, em janeiro de 2005 foi classificada como árvore de interesse público pela Direção Geral das Florestas.

Desde o traçado singular à maravilhosa panorâmica para o rio Douro, é caso para dizer que virtudes não faltam a este jardim.


Como pode ver, o Porto é rico em espaços verdes onde passear e desfrutar o Outono.

Aproveite o fim-de-semana para explorar a cidade e fazer um Cruzeiro das Pontes com a Rota do Douro!