A magia da Primavera, na qual recomeça o ciclo da vida, confere (ainda mais) uma beleza singular aos parques e jardins. E os da região do Douro não são exceção.
Antes de mais, a magia da Primavera é convidativa para várias atividades de lazer: passear, fazer piqueniques, contemplar a riqueza da fauna e da flora, entre tantas outras coisas de si características.
Neste sentido, o tom castanho outonal das paisagens é substituído por diferentes tons esverdeados, a juntar ao branco, rosa, amarelo e outras variedades coloridas que envolvem os espaços.
Também os pequenos rebentos verdes começam a despontar, tal como as primeiras flores e trevos – e tantos outros pormenores que pintam este quadro tão bonito.
Enfim, embarque connosco e conheça aqui cinco excelentes lugares que compilamos para si, ótimos para as mais variadas atividades.
Jardim Botânico do Porto
Situado na Quinta do Campo Alegre, é, acima de tudo, um dos jardins mais emblemáticos da cidade Invicta.
Do mesmo modo, possui uma enorme variedade de espécies exóticas e combina várias tipologias de espaços verdes, sendo excelente para explorar as suas estufas e toda a sua riqueza natural.
Enfim, um local absolutamente apaixonante!
Parque Aventura e Trilho Ecológico (Gondomar)
Este parque em Baguim do Monte é, à primeira vista, um espaço de autêntica promoção da atividade física, tão importante para a saúde.
Além disso, e não menos importante para o planeta, a sustentabilidade, que é um dos principais focos deste projeto.
Finalmente, inclui um parque infantil e de merendas, um circuito arbóreo, entre outros serviços disponíveis aos seus visitantes.
Seja para praticar desporto, relaxar ou conviver, este belo local é sempre uma excelente opção.
Parque da Cidade (Porto)
Dono de reputação mundial e uma imensidão e beleza assombrosas, este é o maior parque urbano de Portugal, com 83 hectares e cerca de 10 km.
Para além dos seus lagos, fauna e flora variados, o Parque da Cidade apresenta o Pavilhão da Água e o Queimódromo, anualmente palco da Queima das Fitas do Porto.
Simultaneamente, este maravilhoso local acolhe o festival NOS Primavera Sound que, no final da estação, apresenta uma imensidão de bandas e artistas de renome internacional.
Frequentemente, várias famílias e visitantes da cidade e da região aproveitam para lá passear, fazer piqueniques, entre outras coisas.
De maneira idêntica, os amantes do exercício físico (que bom é respirar o ar puro que por lá circula!) são frequentadores assíduos.
Por fim: é o único parque urbano da Europa que possui frente marítima.
Agradável, não lhe parece?
Quinta de Santa Júlia do Loureiro
Localizado a cerca de 6 km da cidade da Régua, este emblemático sítio tem origens nos finais do século XVII, e esteve na posse de famílias nobres.
Assim, posteriormente, os responsáveis da quinta promoveram variadas obras, como a construção dos jardins e a plantação da mata, em meados do século XIX.
Além disso, nos arredores, possui enorme variedade de espécies autóctones e exóticas, tal como as vinhas.
Por toda a volta da casa, pode encontrar jardins e hortas, bem como varandas com magníficas vistas para a paisagem do Alto Douro Vinhateiro.
Este é, definitivamente, um local de enorme riqueza, ótimo para visitar e apreciar a magia da Primavera.
Santuário de São Salvador do Mundo, São João da Pesqueira
Situa-se a cerca de 5 km de São João da Pesqueira, no Monte do Ermo, e tem do seu alto (502 metros de altitude) uma vastíssima e panorâmica vista sobre o Douro.
Neste sentido, sobreiros, medronheiros, loureiros e carrascos cobrem o monte, emergindo de grandes rochedos graníticos.
Como é apanágio da região, possui uma paisagem de cortar a respiração, maravilhosa para visitar em cenário primaveril!
Um local, portanto, inesquecível e inconfundível!
Fonte: Tripadvisor