
De antemão, é abençoada por uma enorme beleza natural, por entre os férteis vales do Rio Douro, – a encantadora vila duriense de São João da Pesqueira apresenta uma enorme variedade de atrações.

Fonte: Tripadvisor
Primeiramente, está localizada na imponente Região Demarcada do Douro, e é uma vila milenar, com origem anterior à formação da nacionalidade Portuguesa.
Deste modo, tem uma situação geográfica estratégica para a recolha de alimentos, devido ao rio Douro e aos férteis terrenos circundantes.
Assim, o topónimo “Pesqueira” resulta da referência a essa primitiva comunidade piscatória e agrícola que ali se foi desenvolvendo.
Em consequência, o desenvolvimento foi-se dando ao longo dos tempos, tendo mesmo lá vivido, enquanto jovem, o Marquês de Pombal.
Sim, foi esta icónica figura da História portuguesa o responsável, mais tarde, pelo desenvolvimento da atividade vinícola da região.
Enfim, os vinhedos, verdejantes ou da cor do barro, deliciam os olhos de quem os contempla, além das apaixonantes e pitorescas povoações, encravadas nas encostas.
Atrações há muitas e, como tal, convidamo-lo a conhecer algumas delas e, porque não, a inspirar-se para a próxima aventura no Douro.
Santuário de São Salvador do Mundo
Primeiramente, é o maior santuário da região, sendo constituído por várias capelinhas, erguidas ao longo do monte, remontando as mais antigas ao século XVI.
Além disso, os santuários são uma das características da região, visto os perigos da travessia do Douro terem motivado uma profunda religiosidade popular. De modo idêntico, este santuário serve também de miradouro, sendo um dos mais afamados do Douro.
De lá, é possível vislumbrar o imponente rio, a vinha em patamares a pentear a montanha e, igualmente, o famoso caminho de ferro, que passa numa das encostas.

Fonte: opontodepartida.com
Praça da República
À primeira vista, é o coração do pequeno centro histórico desta vila duriense. Lugar bonito e inesquecível, de lá é possível contemplar um harmonioso conjunto de património histórico monumental.

Fonte: passaportugal.pt
Museu de Trevões
Desde já, é um museu que guarda memórias e relíquias do concelho de São João da Pesqueira. Assim, promove autênticas viagens no tempo, dando a conhecer a cultura, os modos de vida, as tradições e a história das gentes da vila.

Fonte: sjpesqueira.pt
Rua dos Gatos
A Rua dos Gatos é um dos lugares mais simbólicos desta vila duriense. Supõe-se que a sua origem se deve a uma ocupação Árabe, apresentando uma estruturação do espaço semelhante àquela época.
Atualmente, é o autêntico ex-libris da Vila Medieval.

Fonte: Sapo Viagens
Quinta das Carvalhas
Antes de tudo, ocupa uma posição predominante na encosta da margem esquerda do rio Douro, sendo virada para o Pinhão.
Propriedade deslumbrante, cujas referências mais antigas remontam há mais de 250 anos! É maravilhoso ver os trabalhos da vinha (poda, vindima, entre outros), a apanha da azeitona e, claro, apreciar os rios Douro e Torto, a partir dos melhores ângulos.
Por fim, as zonas de mata, floresta, olival e jardins que estão espalhadas nas imediações da Quinta, fazem com que, uma visita a esta, seja como conhecer o Douro por dentro.

Fonte: Wine Tourism in Portugal