As 5 melhores praias fluviais do Douro

As 5 melhores praias fluviais do Douro

Além das belíssimas paisagens, o Douro tem praias fluviais encantadoras, ideais para se refrescar no dias mais quentes do verão!

As regras de acesso às praias, implementadas neste verão devido ao Covid-19, estão a fazer com que muitos portugueses procurem alternativas com menos afluência. As praias fluviais do Douro, com paisagens idílicas e águas amenas, surgem assim como uma excelente alternativa às praias do litoral.

Bons acessos, nadador salvador, desportos náuticos e uma série de infraestruturas de apoio, são alguns dos aspetos que fazem das praias fluviais do Douro o local ideal para relaxar com comodidade.

Conheça 5 praias fluviais do Douro, onde poderá aproveitar ao máximo as suas férias de verão!

1. Praia Fluvial da Lomba, Gondomar

As 5 melhores praias fluviais do Douro: Lomba, Gondomar - Rota do Douro
Fonte: https://turismo.cm-gondomar.pt/

Situada na margem esquerda do rio Douro, no extremo de uma pequena península formada pelas sinuosas curvas do rio, a praia fluvial da Lomba é caracterizada por um extenso areal, rodeado por um pinhal verdejante. Dispõe de Posto de Primeiros Socorros, bar, balneários, parque de estacionamento, ancoradouro e um taxi boat (custo 1€), que faz a travessia até à Praia de Melres, na outra margem.

Instalados sob os pinheiros há grelhadores, mesas e pontos de água, para que possa desfrutar de um piquenique ou, simplesmente aproveitar a sombra para se refugiar nas horas de maior calor.

Durante a época balnear, de 15 de junho a 16 de setembro, uma equipa de nadadores-salvadores vigia a praia, garantindo a segurança dos banhistas.

2. Praia Fluvial do Castelo (Ilha dos Amores), Castelo de Paiva

As 5 melhores praias fluviais do Douro: Castelo e Ilha dos Amores, Castelo de Paiva - Rota do Douro

Na Praia Fluvial do Castelo a protagonista é a Ilha dos Amores. Situado na confluência dos rios Paiva e Douro, este pequeno ilhéu, também conhecido como Ilha do Castelo por lá ter existido um (do qual só restam vestígios), desperta a curiosidade de todos os que por lá passam.

Antes da construção da Barragem de Crestuma-Lever, era possível chegar à ilha a pé, através de um areal que a ligava à margem do Rio Paiva. Desde então, a ilha só é acessível de canoa ou de barco, o que a tornou ainda mais atrativa.

Frequentada essencialmente por jovens e praticantes de desportos náuticos, durante o verão há quem acampe na ilha, ou apenas faça um piquenique nas mesas de pedra e desfrute da paisagem.

Na pequena praia fluvial, existe um bar com esplanada, um parque de merendas com churrasqueiras, um cais de embarque para barcos de pequeno porte, parque de estacionamento grátis e outras infraestruturas de apoio. Poderá também visitar a piscina municipal, que se situa nas imediações.

Um local a visitar a dois, quem sabe?

3. Praia Fluvial de Porto de Rei, Resende

As 5 melhores praias fluviais do Douro: Porto de Rei, Resende - Rota do Douro
Fonte: https://maisresende.pt

Situada na fronteira da Região dos Vinhos Verdes com o Douro vinhateiro, esta praia fluvial é parte integrante do Parque Fluvial de Porto de Rei.

Dotada de diversos equipamentos de apoio ao lazer e aos desportos náuticos, aqui encontra um cais de acostagem para embarque turístico, uma piscina flutuante, um solário, bar de apoio, equipamentos para merendas, campo de futebol em terra batida, jardins, um passadiço, acessos pedonais e estacionamento. Tudo o que precisa para passar um dia de praia bastante preenchido!

4. Praia Fluvial Foz do Sabor, Torre de Moncorvo

As 5 melhores praias fluviais do Douro: Foz do Sabor, Torre de Moncorvo - Rota do Douro
Fonte: http://www.cm-moncorvo.pt

Localizada em Torre de Moncorvo, a praia fluvial da Foz do Sabor situa-se precisamente onde o rio Sabor desagua no Douro, criando um imenso lençol de água, excelente para a prática de desportos aquáticos e lazer.

Rodeada por um jardim relvado com área arborizada, esta praia dispõe de parque de merendas, um bar de apoio, sanitários, parque de estacionamento, cais de desembarque e atracagem, e ainda um parque de insufláveis aquáticos, o Aquasplash – Sabor Douro. Aqui é possível alugar canoas e gaivotas, ou participar num jogo de paintball.

Seja em família ou com amigos, nesta praia diversão não lhe vai faltar!

5. Praia Fluvial da Congida, Freixo de Espada à Cinta

As 5 melhores praias fluviais do Douro: Congida, Freixo de Espada à Cinta - Rota do Douro
Fonte: http://visite.freixoespadacinta.pt

Rodeada pela incrível paisagem do Parque Natural do Douro Internacional, a Praia Fluvial da Congida situa-se na albufeira formada pela Barragem de Saucelle, junto à fronteira com Espanha.

Com amplos jardins relvados, a praia integra um complexo de lazer que inclui a piscina flutuante nas águas da albufeira, as piscinas municipais, um parque infantil, um espaço para merendas com churrasqueiras, um bar e diversos outros equipamentos de apoio.

É aqui também que se encontra o cais de embarque para os passeios de barco pelo Douro Internacional.

Um espaço privilegiado, com uma paisagem idílica, para desfrutar o tórrido calor do Douro.

 

Se ficou com dúvidas sobre qual destas praias escolher, marque um cruzeiro no Douro connosco e fique a conhecer cada uma delas!