
Situada em pleno Parque Nacional do Douro Internacional, Freixo de Espada à Cinta é uma das vilas durienses do Distrito de Bragança, repleta de encantos paisagísticos, arquitetónicos e culturais.
Deste modo, vinhas, oliveiras, igrejas, conventos, amendoeiras, arribas, laranjeiras, entre outras maravilhas caracterizam a terra natal do famoso escritor Guerra Junqueiro.
Situada no distrito de Bragança junto à fronteira com Espanha, Freixo de Espada à Cinta é uma vila que tem muito para oferecer aos seus visitantes.
Primeiramente, é sabido que a região do Douro é repleta de agradáveis surpresas, desde os locais mais conhecidos àqueles localizados mais reconditamente.
Assim, muitos apelidam Freixo de Espada à Cinta de Vila Manuelina, visto possuir alguns dos expoentes máximos dessa época.
De maneira idêntica, foi onde nasceu o emblemático poeta Guerra Junqueiro (1850-1923), apresentando tal variedade de interesses que fazem dela um autêntico poema duriense!
Enfim, aproveite a nossa boleia para conhecer alguns dos pontos de interesse de Freixo de Espada à Cinta.
Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta
Localiza-se no centro da vila e é uma igreja quinhentista que apresenta um estilo manuelino, sendo considerada património nacional.
Deste modo, é dona de uma das mais belas arquiteturas do país, sendo carinhosa e habitualmente chamada de “Mini Mosteiro de Jerónimos”.

Fonte – Sapo Viagens
Gravuras rupestres do Mazouco
É na freguesia do Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, que podemos encontrar estes mosaicos de arte rupestre gravados em xisto.
Ainda mais, foram classificadas em 1983 como Imóvel de Interesse Público, estando localizadas num pequeno planalto sobranceiro à margem direita da ribeira de Albagueira, a cerca de 1800 metros do vale do rio Douro.
Simultaneamente, possuem mais de 2000 anos de existência, sendo a primeira estação de arte rupestre ao ar livre em Portugal.

Fonte: passaporportugal.pt
Calçada de Alpajares
Ao mesmo tempo conhecida como a calçada dos mouros, é um caminho cuja construção remonta ao tempo dos Romanos.
Deste modo, é marcado por uma escadaria curvilínea, sendo que tem início na Foz da Ribeira do Mosteiro, possibilitando apreciar a bela vista para o rio Douro.
Além disso, os pombais da região e várias pinturas rupestres são possíveis de contemplar de lá.
Acima de tudo, no final do inverno, é fenomenal vizualizar o florescimento das amendoeiras cor-de-rosa.

Fonte: Lifecooler
Miradouro de Penedo Durão
Localizado, desde já, em pleno Parque Natural do Douro Internacional este miradouro ergue-se no cimo de uma rocha escarpada com vista para o rio.
Ainda mais, também podemos contemplar a barragem da Saucelhe e o vastíssimo e verde monte que rodeia este maravilhoso lugar.
Por fim, tem disponível um parque de merendas e, a partir de lá, é simplesmente fabuloso observar as aves, pela altura da Primavera.

Fonte: Tripadvisor
Torre do Galo
Em primeiro ligar, esta singular torre era parte integrante do castelo gótico reconstruído por D. Dinis.
Assim, na fachada central da Torre figuram as antigas armas da vila, sendo que troços de muralha contornam a Igreja matriz manuelina, templo do século XVI.

Fonte: Lifecooler