Tanta beleza num só concelho! A belíssima vila de Torre de Moncorvo situa-se no distrito de Bragança e tem um conjunto de atrações que vale muito a pena visitar.
Se é fã de passeios à beira rio, trilhos e caminhadas, além de apreciar património e cultura, então este é (mais) um dos concelhos durienses que tem que colocar na sua lista para as próximas aventuras.
Qualquer altura é excelente para ir a Torre de Moncorvo. Que tal começar agora e acompanhar-nos nesta viagem e despertar a sua curiosidade com tanta beleza num só concelho?
Centro histórico
Antes de mais, a sua dimensão é inversamente proporcional à sua beleza. Sim, o centro histórico de Torre de Moncorvo é pequeno, porém, imensamente bonito.
Primeiramente, poderá visitar a Igreja Matriz, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Assunção. É uma construção grandiosa e imponente, com origem no século XVII.
Depois, poderá seguir para a praça Francisco Meireles e apreciar o que resta do Castelo de Torre de Moncorvo, além do edifício da Câmara Municipal e da Capela do Sagrado Coração de Jesus.
Por fim, poderá terminar o seu roteiro pelo centro histórico visitando o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.
Ecopista do Sabor
Esta via de 34km liga o Pocinho (em Vila Nova de Foz Côa) a Carviçais, no concelho de Torre de Moncorvo. Assim, pode percorrê-la de bicicleta ou em pequenos troços a pé, tendo a oportunidade de passar pelas magníficas paisagens do Alto Douro Vinhateiro, e pelas margens dos Rios Douro e Sabor.
Praia fluvial da Foz do Sabor
De antemão, o melhor que terá a fazer será ir desfrutar da respetiva praia fluvial da Foz do Rio Sabor. Efetivamente, é uma zona que possui as infraestruturas necessárias para receber os visitantes, como por exemplo, zonas com relva para estender a toalha, bar, casas de banho e estacionamento.
É óbvio que os dias quentes de verão são a melhor altura para tal, no entanto, durante todo o ano vale a pena visitar este pedaço de paraíso.
Parque Natural do Douro Internacional
Primeiramente, esta famosa e deslumbrante área protegida tem uma área de aproximadamente 37 mil hectares e situa-se no Vale do Douro. É conhecida pelas suas paisagens fenomenais, rica biodiversidade e património cultural.
Como tal, é uma ótima escolha para atividades ao ar livre, tais como caminhadas e piqueniques, além de ser excelente para a observação da fauna e flora lá existentes. Sim, lá existe uma enorme variedade de espécies vegetais e animais, incluindo espécies raras e em vias de extinção.
Por fim, de realçar que os acessos ao parque a partir de Torre de Moncorvo são bastante fáceis.
Miradouros
Acima de tudo, é um concelho duriense, logo, o que não pode deixar de apreciar? As paisagens, claro está. E, para tal, existe algo melhor que subir aos miradouros? Claro que não. E o concelho de Torre de Moncorvo está cheio deles.
Ou seja, é obrigatório deleitar as suas vistas com a natureza e paisagens absolutamente arrebatadoras que caracterizam esta região
Assim, temos o Miradouro do Talegre, no Castedo, onde está situado o Baloiço do Sobreiro, passando pelo miradouro da Fraga do Facho, de onde é possível vislumbrar a vila de Torre de Moncorvo.
Bem como o miradouro da Fraga do Cão, na Serra do Reboredo, e outros mais, a partir dos quais é possível apreciar o riquíssimo património natural do concelho.
Enfim, tanta beleza num só concelho! Visitar a belíssima vila de Torre de Moncorvo é um dos pontos obrigatórios para colocar na sua agenda de aventuras de 2023!
Foto de Capa: Câmara Municipal de Torre de Moncorvo