Considerada por muitos, desde já, como a capital do Românico, este município duriense é um autêntico portento de atrações, apresentando uma enorme variedade no que concerne à cultura, gastronomia e natureza.
De antemão, existem muitos e bons motivos para visitar Tabuaço, um dos principais desejos dos cada vez mais fãs da região do Douro Vinhateiro. Sobretudo o verde da floresta e das vinhas, combinado com o mundo rural, as águas dos rios, as encostas de vinhedos e socalcos imensos, deslumbram em qualquer altura do ano.
Juntamente com a riqueza patrimonial, tudo isto faz de Tabuaço um destino apetecível, visto possuir o relógio mais exótico do mundo, quintas e aldeias vinhateiras, e tradições praticamente inalteradas. Para além de vestígios pré-históricos, igrejas românicas, e muito mais.
Portanto, conheça um pouco melhor as atrações deste concelho com raízes nas épocas da reconquista e da formação da nacionalidade. E, no final, pasme-se como ainda não o foi visitar e explorar.
Miradouro de Nossa Senhora de Fátima
Em primeiro lugar, situa-se na freguesia de Valença do Douro e é um belo espaço com jardim, árvores, bancos em granito e um pequeno santuário à Santa que lhe dá o nome. Do mesmo modo, está localizado numa das muitas curvas da EN504 sobranceiras ao Douro, proporcionando vistas fenomenais sobre os socalcos das vinhas e uma grande extensão do rio que os serpenteia.
Igreja Matriz de Barcos
Antes de tudo, fica na freguesia homónima, sendo uma Igreja de fundação medieval que apresenta arquitetura barroca. A sua construção remonta ao século XIII, tendo sofrido alterações e reconstruções nos tempos subsequentes.
Neste sentido, o templo comporta vários tipos de arquitetura tipicamente religiosa, românica, gótica, maneirista e barroca.
Cabeço das Pombas
À primeira vista, estas gravuras rupestres, situadas num afloramento granítico, constituem uma manifestação artística e religiosa muito importante. Além disso, a sua suposta origem remonta à Idade do Bronze e as figuras inscritas na rocha estão agrupadas por conjuntos, gravadas em diferentes épocas.
Ponte Românica
Antes de mais nada, esta ponte original do século XVII apresenta uma arquitetura civil romana. Prova disso é o seu arco centralizado, de volta perfeita, composto por aduelas regulares.
Gastronomia de Tabuaço
Por último, não podiam faltar os imensos e magníficos sabores gastronómicos do concelho. O cabrito assado com arroz de forno, a fritada de anho, os peixes do rio em escabeche ou o doce de castanha são especialidades obrigatórias à mesa.
Da mesma forma, a doçaria conventual, baseada no património cultural local, faz parte de um menu gastronómico vasto e não menos deslumbrante.
Assim, claro está que todos estes manjares deverão ser acompanhados pelos melhores néctares durienses.
Em conclusão, Tabuaço é um portento de atrações. Do que está à espera para partir à aventura?
Foto de Capa: Amazing Architecture