Acima de tudo, a região do Douro representa um conjunto de riquezas naturais simplesmente deslumbrante, que nunca se apagarão da memória de quem as explora.
Sobretudo, é uma maravilhosa viagem para os amantes do vinho, mas também para pessoas que amem apreciar vistas de cortar a respiração.
À primeira vista, os socalcos, com as suas videiras a debruçarem-se sobre o rio, ficam ainda mais bonitos com as suas soberbas e deslumbrantes cores de outono.
Assim, por entre as centenas de plantações, há quintas e hotéis. No Douro, devido ao seu microclima único, as uvas amadurecem, estando “no ponto” para a produção dos soberbos vinhos da região.
Deste modo, um dos melhores períodos para visitar a região duriense é durante o período das vindimas e, por consequência, no outono. Quem decidir visitar o Vale do Douro no decorrer desta estação, não se irá arrepender. O encanto provocado pelas cores maravilhosas que caracterizam as suas paisagens, é inesquecível.
Por fim, os eventos decorrentes e as atividades que se podem realizar por esta altura no Douro são outro tónico que lhe confere um encanto especial. Conheça algumas, inspire-se e parta à aventura.
Vindimas do Douro
Antes de mais, a região vinhateira é assim considerada há mais de 250 anos, sendo Património Mundial da UNESCO desde 2001.
Como já referimos anteriormente, este é um dos bons motivos para visitar a região nesta fase do ano. Entre setembro e outubro, o Douro celebra a Festa das Vindimas, tradição bastante antiga, em que o convívio alegre e divertido entre gerações é o mote.
Neste sentido, a imensa gente que preenche os vinhedos corta cachos e pisa as uvas, tudo acompanhado por cantos tradicionais e boa disposição. Do imenso trabalho que se desenvolve na região nesta altura do ano resulta sempre, como é sabido, maravilhosos vinhos.
Por fim, o facto de ser permitido que os visitantes ajudem no trabalho e sejam parte integrante das festividades é algo que confere a esta cultura um encanto simplesmente deslumbrante.
Festa de São Martinho
Desde já, a combinação entre bom vinho e castanhas faz logo crescer água na boca! E que melhor altura para explorar o Douro do que outono? É que, além das vindimas, a animada festa de São Martinho realiza-se nesta deslumbrante estação.
Nesse sentido, junta-se o útil ao agradável: com as deliciosas castanhas assadas, combinam a água-pé e a jeropiga. E, tendo como pano de fundo as sumptuosas paisagens durienses, o cenário não podia ficar mais perfeito.
Percorrer a N222
Antes de tudo, a explosão de cores que se dá no outono faz-nos logo imaginar o deslumbre que seria percorrer todos aqueles caminhos. É perfeitamente possível e uma das formas é percorrer a N222 – a estrada que liga Portugal de Este a Oeste, de Almendra a Vila Nova de Gaia.
Por outras palavras: já imaginou contemplar este expoente máximo de beleza ao longo de cerca de 230 km? Pelo caminho, como é evidente, deverá parar algumas vezes para observar as belíssimas vistas através dos imensos miradouros que existem na região.
Cruzeiros
Em primeiro lugar, e como em todas as outras estações do ano, viajar num Cruzeiro do Douro é divinal. Porém, e por tudo o que referimos, esta estação confere à região uma magia especial.
Por outras palavras, as águas que serpenteiam o Vale do Douro, os socalcos, as cores, enfim: um quadro simplesmente deslumbrante.
Finalmente, junte a sua família e amigos e embarque na aventura, que irá regalar a sua vista e aquecer o seu coração.