[vc_row][vc_column][vc_column_text]
O Douro tem vários miradouros com vistas arrebatadoras, onde poderá desfrutar de momentos de paz e tranquilidade. Descubra os 5 mais belos miradouros do Douro e deixe-se encantar pelas suas paisagens!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Os verdes e castanhos das suas íngremes encostas, salpicadas por quintas e pequenas povoações, e o azul do rio, que corre sereno por entre os vales, fazem do Douro um local de beleza incomparável! E que local é melhor para admirar este “excesso de natureza” do que o alto dos seus miradouros?
Classificado como Património da Humanidade, o Alto Douro tem vários miradouros com paisagens arrebatadoras, onde poderá desfrutar de momentos de paz e tranquilidade, longe das multidões e do rebuliço das cidades. Selecionamos 5 dos mais belos miradouros do Douro, com paisagens que o vão surpreender e ficar na memória!
[/vc_column_text][vc_column_text]
1. Miradouro São Leonardo da Galafura, Régua
[/vc_column_text][vc_single_image image=”4029″ img_size=”large”][vc_column_text]
A 30 minutos do Peso da Régua existe um miradouro que é paragem obrigatória – o Miradouro de São Leonardo da Galafura! Do alto dos seus 640 metros, a paisagem que daqui se vislumbra desencadeia um misto de reações: a tranquilidade de um rio que serpenteia sereno pelo vale e a emoção de uma paisagem soberba que parecemos não saber como aproveitar em pleno.
Um dos locais preferidos de Miguel Torga, o poeta descreveu o Douro visto do Miradouro de São Leonardo da Galafura como “Um poema geológico. A beleza absoluta”. Visite e comprove!
[/vc_column_text][vc_column_text]
2. Miradouro Casal de Loivos, Pinhão
[/vc_column_text][vc_single_image image=”4030″ img_size=”large” add_caption=”yes”][vc_column_text]
Considerado pela BBC London como uma das mais bonitas paisagens do Mundo, o Miradouro de Casal de Loivos providencia uma vista panorâmica sobre o Douro Vinhateiro. Situado na aldeia de Casal de Loivos, entre o Pinhão e Alijó, neste miradouro podemos observar uma grande extensão do rio Douro, incluindo o famoso “L” que o curso do rio descreve em frente ao Pinhão. Além do rio, os vinhedos são também uma constante da paisagem, interceptados pelas quintas e aldeias que surgem pelas encostas.
Uma paisagem deslumbrante marcada por uma tranquilidade avassaladora, interrompida apenas pelo cantar dos pássaros e, ocasionalmente, o assobio dos comboios que passam na estação do Pinhão.
[/vc_column_text][vc_column_text]
3. Miradouro da Fraga do Puio, Miranda do Douro
[/vc_column_text][vc_single_image image=”4031″ img_size=”large” add_caption=”yes”][vc_column_text]
Situado na freguesia de Picote, o Miradouro da Fraga do Puio revela-nos uma paisagem tão bela quanto agreste, sobre o Parque Natural do Douro Internacional. Aqui o curso do rio, marcado por uma curva acentuada, corre estreito entre as íngremes arribas que marcam a fronteira entre Portugal e Espanha.
Após a sua destruição, em 2017, causada por um incêndio, o Miradouro da Fraga do Puio foi reconstruído. Projetado como uma varanda sobre as arribas do Douro, em que parte da estrutura é em vidro, o novo Miradouro parece querer entrar pelas arribas adentro, dando ao visitante a impressão de continuidade da paisagem e, permitindo observar o rio lá no fundo.
Uma paisagem de grande beleza, num Miradouro que parece estar suspenso sobre o Douro.
[/vc_column_text][vc_column_text]
4. Miradouro de São Salvador do Mundo, São João da Pesqueira
[/vc_column_text][vc_single_image image=”4027″ img_size=”large” add_caption=”yes”][vc_column_text]
Em plena Região Demarcada do Douro, a uma altitude de 493 metros e com um acentuado declive para o rio, fica o Miradouro de São Salvador do Mundo. Daqui podemos observar o vale do rio Douro e seus afluentes, uma paisagem de grande beleza marcada pelas enormes encostas agrestes que contrastam com os vinhedos, oliveiras e pomares. Ao longe vislumbra-se a Barragem e o Cachão da Valeira, este último famoso por ter sido o local da morte do Barão de Forrester.
Junto ao Miradouro encontra-se o Santuário de S. Salvador do Mundo, que faz parte de um conjunto de capelas construídas em finais do séc. XVI, dispostas desde a base até ao cume do Ermo, e são uma espécie de estações da via-dolorosa, evocando os passos de Jesus em Jerusalém a caminho do Calvário. Reza a lenda que dando um nó nas giestas por ali existentes, se encontraria um bom noivo para casar, e por isso o Santuário era muito visitado por raparigas solteiras.
Tranquilidade absoluta e uma magnífica paisagem é o que vai encontrar no Miradouro de São Salvador do Mundo.
[/vc_column_text][vc_column_text]
5. Miradouro Rota do Douro, Carrazeda de Ansiães
[/vc_column_text][vc_single_image image=”4032″ img_size=”large” add_caption=”yes”][vc_column_text]
Entre os socalcos e vinhedos do Alto Douro Vinhateiro, surge o Miradouro Rota do Douro. Situado a meio da encosta, permite uma observação mais próxima das vinhas que a percorrem até ao rio Douro. Composta por vinhas, socalcos, povoações ribeirinhas e o rio Douro, aqui o enquadramento da paisagem torna-se ainda mais belo devido à curva no curso do rio. Na margem oposta conseguimos ver ainda a Quinta de Vargellas e a estação de comboio de Vargellas, pertencente à Linha do Douro.
Entre Outubro e Novembro, o Miradouro Rota do Douro ganha outro encanto, com as cores avermelhadas da vinha, convidando-nos a sentar num dos seus bancos de madeira, à sombra das árvores, e desfrutar desta magnífica paisagem.
Faça-se à estrada, ou ao rio num dos nossos cruzeiros, e venha conhecer os Miradouros do Douro e as belíssimas paisagens que têm para lhe oferecer!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
0