Pocinho

Sobre Pocinho

A aldeia do Pocinho situa-se na margem esquerda do rio Douro. Pertencente ao concelho de Vila Nova de Foz Côa, viu nascer o escritor e jornalista Francisco José Viegas, que lá viveu os primeiros anos de vida.
O comboio chegou ao Pocinho no século XIX e a bordo trouxe o impulso para o crescimento da região, já que, na época, a estação constituía um importante entreposto de mercadorias, minérios e produtos agrícolas. É aqui que, desde 1988, termina a Linha do Douro, altura em que foi encerrado o troço que chegava a Barca D’Alva e Espanha.

A barragem e os desportos aquáticos

Inaugurada em 1983, a barragem do Pocinho é a segunda mais recente do Douro português e a última, com eclusa, em território nacional. Subindo ou descendo o rio, pela barragem passam os cruzeiros que ligam a Régua ao Pocinho ou Barca D’Alva.

A livre utilização da albufeira atrai os amantes de desportos aquáticos que ali podem aproveitar a tranquilidade do Douro. Aliás, é aqui, mesmo na margem do Douro, que fica o Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho.

20 Mil anos de História a 15 minutos do Pocinho

A 11 quilómetros do Pocinho está o Parque Arqueológico do Vale do Côa. As margens do rio Côa, afluente do Douro, são conhecidas pelas pinturas rupestres – pedaços da História do nosso território que o Homem gravou na pedra há mais de 20 mil anos.
As visitas estão recheadas de cultura e, para os mais arrojados, há a possibilidade de um passeio noturno pelas gravuras do Côa.

Pontos de interesse da cidade:

Estação de comboios do Pocinho
Parque Arqueológico do Vale do Côa
Museu da Fundação do Côa
Igreja Matriz De Vila Nova de Foz Côa
Igreja Matriz de Torre de Moncorvo

whattsapp-icon