5 sítios para fazer um piquenique no Porto

5 sítios para fazer um piquenique no Porto

Com a chegada do Verão nada melhor do que encontrar um espaço verde para estender a toalha, petiscar e relaxar até ao sol se pôr. Descubra 5 parques e jardins de entrada gratuita, ideais para fazer um piquenique no Porto!

1. Parque da Cidade

Parque da Cidade Porto - Rota do Douro
Fonte: Flickr - Vitor Oliveira

Com cerca de 83 hectares, o Parque da Cidade é o maior parque urbano do país. Seja ao sol ou à sombra, espaço para estender a toalha não lhe vai faltar. Mas, se prefere não se sentar no chão ou tem dificuldades de mobilidade, existe ainda uma zona para merendas, junto à entrada norte (Estrada da Circunvalação), com várias mesas de pedra, à sombra e distanciadas umas das outras.

O Parque tem todas as instalações necessárias para passar um dia confortável – incluindo balneários com wc -, e há ainda um parque infantil para entreter os mais pequenos, campos de jogos, bares com esplanada e o Pavilhão da Água, um espaço interativo para um momento lúdico. Pode ainda aproveitar para fazer uma caminhada nos cerca de 10 km de percursos existentes, observar as várias espécies de aves que habitam o Parque ou, simplesmente relaxar junto a um dos lagos até ao pôr-do-sol. 

2. Jardins do Palácio de Cristal

Jardins do Palácio de Cristal - Rota do Douro
Fonte: Flickr Joaquín O.C.

Entre os espaços verdes obrigatórios do Porto, encontram-se os Jardins do Palácio de Cristal, local emblemático da cidade.

Com cerca de 9 hectares e vista privilegiada para o rio Douro e a zona ribeirinha de Gaia, os jardins do Palácio de Cristal oferecem encantadores jardins floridos, recantos discretos rodeados de vegetação, lagos, e extensos relvados à sombra ou banhados pelo sol, para estender a toalha e desfrutar de um piquenique. A companhia é garantida, graças aos simpáticos pavões que por lá se passeiam, exibindo as suas belíssimas caudas aos visitantes. 

Além das instalações funcionais, há também um parque infantil e um bar com esplanada. Mas, a grande atração deste espaço é o novo miradouro na cúpula do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, que oferece uma vista de 360º sobre a cidade, desde a Boavista ao Marquês, da Ribeira até à Foz. Uma experiência a não perder! 

3. Jardim do Morro

Jardim do Morro - Rota do Douro
Fonte: Flickr, Gilles Buart

Situado no sopé da Serra do Pilar, junto ao tabuleiro superior da ponte D. Luís, este jardim apresenta uma generosa área verde, um parque infantil, um parque geriátrico e um café com esplanada.

O anfiteatro ao ar livre, com vista panorâmica sob a cidade do Porto e o rio Douro, fazem do Jardim do Morro um dos melhores locais para assistir ao pôr-do-sol.

Com uma bebida gelada e uns petiscos portuenses, aqui terá o cenário perfeito para um final de tarde de verão.

4. Jardim das Virtudes

Jardim das Virtudes - Rota do Douro
Fonte: Flickr, Gail Edwin Aguiar

Localizado nas traseiras do Palácio da Justiça, com uma vista panorâmica para a Alfândega do Porto e o rio Douro, o Jardim das Virtudes é um dos melhores locais para ver o pôr-do-sol no Porto. Apesar de estar a poucos metros do centro histórico, este jardim em socalcos passa despercebido até mesmo aos habitantes da cidade. 

Discreto e com bastantes áreas relvadas à sombra, o Jardim das Virtudes é perfeito para estender a toalha e saborear um piquenique com vista para o Douro.

5. Praia Fluvial Areinho

Atividades para fazer no Porto: Pôr-do-sol nas Virtudes - Rota do Douro
https://www.flickr.com/photos/157337323@N07/32644193897/

Junto à Ponte do Freixo, fica uma das praias fluviais mais procuradas de Vila Nova de Gaia, o Areinho. O parque de merendas com vista para o rio, à sombra de grandes árvores, fica mesmo ao lado da praia, sendo que nem precisa de arrumar o cesto de piquenique se quiser ir dar um mergulho às águas calmas do rio.

Ali perto passa um troço do passeio e ciclovia que une a Ponte do Infante ao Palácio do Freixo e, ainda, o passadiço em madeira que liga o Cais de Quebrantões ao Jardim do Areinho.

No verão são instalados balneários e a praia é vigiada por um nadador-salvador, fazendo deste local o sítio perfeito para passar um dia inteiro com família e amigos.