[vc_row 0=””][vc_column 0=””][vc_column_text 0=””]
Celebra-se hoje o Port Wine Day, uma iniciativa do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto para festejar o aniversário da Região Demarcada do Douro e promover o Vinho do Porto.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row 0=””][vc_column 0=””][vc_column_text 0=””]
O Port Wine Day assinala-se a 10 de setembro, data em que foi criada a Região Demarcada do Douro, pelo Marquês de Pombal, em 1756.
Esta iniciativa do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), em conjunto com os produtores do Vinho do Porto, foi criada em 2014 com a intenção de festejar o aniversário da Região Demarcada do Douro e promover o Vinho do Porto.
A Região Demarcada do Douro é a mais antiga região vitivinícola delimitada e regulamentada do mundo. Estende-se da Vila de Barqueiros, no distrito de Vila Real, até Barca D’Alva, no distrito da Guarda, abrangendo uma área de cerca de 250 mil hectares, que inclui o Alto Douro Vinhateiro, classificado Património Mundial da UNESCO desde 2001.
[/vc_column_text][vc_single_image image=”4813″ img_size=”large” add_caption=”yes”][vc_column_text 0=””]
A 8.ª edição do Port Wine Day, que celebra os 265 anos da Região Demarcada do Douro, arranca com um jantar subordinado ao tema “Douro + Sustentável”, seguida da entrega de prémios, que reconhecem projetos de excelência na preservação e promoção do território duriense.
As comemorações do dia terminam com um concerto de Miguel Araújo, às 22h30, transmitido em direto nas redes sociais do IVDP.
[/vc_column_text][vc_single_image image=”4812″ img_size=”large” add_caption=”yes”][vc_column_text 0=””]
Aproveite esta data para alargar os seus conhecimentos sobre este licor dos deuses, com estas 5 curiosidades sobre o Vinho do Porto.
1 – Há 4 estilos de Vinho do Porto diferentes, que se distinguem pelo tipo de envelhecimento: Porto Ruby, Porto Tawny, Porto Branco e Porto Rosé.
2 – As vindimas e a pisa das uvas continuam a ser feitas na forma tradicional, para assim garantir a qualidade do vinho.
3 – O xisto, pedra predominante na região do Douro, é significativo para a produção de vinho do Porto, pois retém a humidade no solo, permitindo às videiras sobreviver no calor tórrido que se faz sentir neste território durante o verão.
4 – A comercialização do Vinho do Porto é controlada, sendo necessário passar numa avaliação que tem em conta a vinha, a sua inclinação e exposição solar.
5 – Cerca de 80% do Vinho do Porto produzido anualmente é exportado, sendo França, Holanda, Bélgica, Estados Unidos da América e Grã Bretanha os maiores importadores deste vinho.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
0